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artes

 

inúbia (1781) MÚSICA s.f. frm. tipo de trombeta de guerra dos índios tupis-guaranis, feita de dois pedaços ocos de maçaranduba, unidos entre si com cipó; membitarará

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tacape (1781) ETIMOLOGIA segundo Nascentes, tupi taka'pe

s.m. ETNOGRAFIA arma indígena de ataque; borduna, clava

 

Alencar, José - Ubirajara (1874).

(Notas, pp. 169-70)

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      Tacape. — Davam os tupys o nome de apem, a um corpo alongado de fórma analoga á espada, e como ella cortante. D’ahi vinha chamarem a unha — po-apem, espada do dedo; e á raiz que surge da terra e se eleva como um galho — sapo-pema — raiz espada.

     A sua principal arma de guerra chamaram ita-ca-apem, espada de páo-pedra; ou ita-ki-apem, machado comprido de pedra, por ter sido dessa materia que primeiro o fabricaram, antes de aprenderem a lavrar a madeira.

    A’cerca da força dessa arma e da destreza com que a manejavam, diz Lery [Jean de Léry, francês que passou mais dois meses acolhido por índios tupinambás na região da Baía de Guanabara, em 1558], que um tupinambá com ella armado daria que fazer a dois soldados de espada.

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boré (1846) ETIMOLOGIA tupi mbo're, espécie de flauta indígena.

1 s.m. MÚSICA trombeta indígena feita de taboca-gigante escavada, ou couro de jacaré ou barro; toré [Uma de suas extremidades abre-se em boca de sino e seus sons são roucos e lúgubres.]

2 s.m. DANÇA dança selvagem que, por sua coreografia e música, se parece com o coco (dança de roda)

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tembetá (1926) ETIMOLOGIA tupi itambe'ta ‘pedra usada nos lábios pelos indígenas como adorno’, de i'ta ‘pedra’ e mbe'tara ‘metara, pedra de beiço usada pelos indígenas’

s.m. ETNOLOGIA qualquer adorno labial (excluídos os botoques) confeccionado com material duro (osso, concha, pedra, resina endurecida ou madeira) e de conformação variada, usado pelos índios em orifício praticado no lábio inferior

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boré (1846) ETIMOLOGIA tupi mbo're, espécie de flauta indígena.

1 s.m. MÚSICA trombeta indígena feita de taboca-gigante escavada, ou couro de jacaré ou barro; toré [Uma de suas extremidades abre-se em boca de sino e seus sons são roucos e lúgubres.]

2 s.m. DANÇA dança selvagem que, por sua coreografia e música, se parece com o coco (dança de roda)

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samburá (1587) ETIMOLOGIA tupi sambu'ra ‘espécie de cesto, cofo’

s.m. PESCA cesto bojudo e de boca estreita, feito de cipó ou taquara, muito usado para carregar iscas e petrechos de pesca, e para recolher o pescado; cofo

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Samburá_edited.jpg

 

tipiti (1663) ETIMOLOGIA segundo Antônio Geraldo da Cunha, do tupi tepi'ti ‘cesto de palha de forma cilíndrica, no qual se espreme a mandioca, espremedor de mandioca’

s.m. cesto cilíndrico de palha em que se põe a massa de mandioca para ser espremida; tapiti

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Tipiti.jpg

 

pio de caçador

pio (1877) s.m. instrumento ou assobio que imita o pio de certas aves

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cateretê (1899) DANÇA FOLCLORE s.m. dança rural muito difundida em que os participantes formam duas filas, uma de homens e outra de mulheres, e, ao som de música, sapateiam e batem palmas; catira

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aladainhado ETIMOLOGIA a- + ladainha + -ado

adj. semelhante a ladainha; que tem o som monótono de ladainha

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​​ladainha (sXIII) ETIMOLOGIA latim litanìa,ae ‘prece, súplica, reza em comum,’ do grego lita

1 s.f. prece litúrgica estruturada na forma de curtas invocações a Deus, a Jesus Cristo, à Virgem, aos santos, recitadas pelo celebrante, que se alternam com as respostas da congregação (fiéis e/ou religiosos)

2 s.f. p.ana. falação fastidiosa que está sempre repisando as mesmas ideias; enumeração longa e cansativa; esp. repetição monótona e tediosa de queixas e recriminações; lenga-lenga

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